quarta-feira, 14 de abril de 2010

Semear é preciso

Há tempo de plantar e tempo de colher.
Inverter a ordem é comprometer o presente e o futuro da escola de formação profissional.

Parece óbvio, mas é no período de inicio de aulas nas escolas públicas, que as escolas de formação profissional percebem a necessidade de dar visibilidade ao seu trabalho.
De olho no tempo perdido, correm atrás de macrocaptadores, muita correria, pressão e estresse. De março a maio, é uma briga nesse mercado, as escolas públicas não autorizam entrada, as contas aparecendo e os gestores das EFP, querem que pessoal de captação faça milagres. Períodos de captação não podem ser tempos de plantio, mas sim de colheita. De colher o que se plantou durante o ano anterior que terminou. Para quem não semeou, é tempo de desespero, todo mundo achando que é preciso urgentemente "fazer marketing" e "fazer captação". E fazer marketing nesta época é apenas gastar em propaganda, estrategia que drena recursos da EFP, sem a garantia da contrapartida de resultados significativos.

MARKETING NÃO É DEPARTAMENTO

Não enxergue Marketing como um departamento de sua escola. Marketing deve ser entendido como postura e comportamento da escola, sedimentados numa cultura organizacional focada na busca da excelência da gestão e do projeto. Para isso há receita, mas não receita milagrosa.
Faz sentido, então, relembrar:
A escola deve ter clareza a respeito de pontos básicos como:
Visão [onde quer chegar no futuro],
Missão [sua razão de existir],
Público-Alvo [que perfil de alunos deseja atender],
Área deAtuação [uma escola do bairro ou de toda a cidade] e
Cenário Concorrencial [vantagem competitiva em relação a outras escolas].
Estabelecidas estas premissas e consolidada a crença de que Marketing é responsabilidade de todos — direção, corpo docente e funcionários em todos os níveis hierárquicos —, é hora de trabalhar os “ingredientes” de uma receita de sucesso. E a “hora” a que nos referimos não é a época de captação, mas sim o início do ano letivo que acontece na escola pública e particular, o tempo certo de semear.

Marketing costuma trabalhar com os conhecidos e básicos 5 “Ps”:

1. PRODUTO
Seus cursos que sua EFP vai oferecer está ancorada num sistema de ensino moderno, os cursos estão relacionados com vagas disponíveis em seu bairro, cidade ou região, está focado em valores, cidadania, conteúdo, qualidade do material. Sua EFP oferece atividades extracurso, os alunos participam, a família ou os responsáveis que pagam os cursos participam também dessas atividades. E, muito importante, as famílias gostam de participar, é preciso abrir as portas e assegurar espaço para que se sintam parte integrante da vida da EFP. Pais ou responsáveis que pagam os cursos e não frequentam a escola, tém dificuldades em perceber sua organicidade e diferenciais, e, portanto, raramente irão recomendá-la para amigos e conhecidos.

2. PREÇO
O valor das mensalidades deve estar sintonizado com o público-alvo e ser competitivo em relação às ESCOLAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL que tem o mesmo posicionamento educacional e mercadológico.
Não há mensalidade alta e nem baixa, o que existe é incompatibilidade entre valor cobrado, perfil do público-alvo e percepção das famílias e responsáveis em relação ao que esperam e o que é, de fato, ofertado.
Se seu curso é bom, Produto (e extracurso), se voce não tem volume de captação para deixar tudo livre, tem que ter contrato de serviço, e usar as regras de mercado para os inadimplentes.

3. PRAÇA
Entenda como localização, infra-estrutura física, laboratórios de informática e profissionalizantes, segurança e saúde dos alunos, facilidade de acesso e transporte [se o posicionamento for de uma escola que deseja atender alunos de toda a cidade].

4. PROMOÇÃO
Este “P” contempla a estrutura de “vendas” [central de atendimento, telemarketing] e a campanha de captação, que utiliza geralmente mídia de massa: televisão; rádio; jornal; outdoor; pesquisa e etreet, macrocaptação, microcaptação, etc. E, principalmente, as ações institucionais realizadas durante o ano, voltadas para divulgação e fortalecimento da marca e imagem da escola de formação profissional [branding – gestão da marca], tais como: patrocínios externos; eventos internos; palestras; feiras estudantis; e identidadevisual. Uma assessoria de imprensa, terceirizada ou não, poderá dar visibilidade ao trabalho da escola ao gerar mídia espontânea. Outra ação importante, com reflexos diretos na captação e fidelização de alunos, é o Endomarketing, o marketing interno. O Endomarketing valoriza e divulga internamente as ações e diferenciais, potencializando o orgulho de quem faz parte da EFP [professores, funcionários e alunos]. E assim pode transformar cada um em multiplicador da escola, o almejado boca-a-boca [buzz marketing], a principal estratégia para ampliar a base do alunos.

5. PESSOAS
Elas são e serão importantes, o grande diferencial, principalmente na Educação, que é um serviço, um bem não tangível. Serviços precisam ser executados um dia após o outro e sua qualidade dependerá sempre do alinhamento, motivação, humor e competência de toda a equipe. Serviços estão ancorados nas pessoas da escola [direção, corpo docente e funcionários], elas são a parte mais visível daquilo que a EFP está efetivamente oferecendo para os alunos e suas famílias. Cuide bem das pessoas da sua escola!

TL NETO e P EASY

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

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