terça-feira, 9 de setembro de 2008

Marketing

Escolas de informática que olham para o futuro, sabem da preocupação em manter os alunos e captar novos, frente aos desafios que o mercado educacional apresenta. Já perceberam que não basta apenas oferecer uma boa estrutura, métodos de ensino e professores qualificados, é necessário pensar e aplicar alternativas como diferenciais para sua escola.

Fazer um planejamento de mídia para uma campanha de matrículas, requer, antes dos recursos, saber como e onde investir. As opções são muitas: tv, rádio, jornal, out door, folder, e-mail, marketing e outras mídias alternativas.
Anunciar parece coisa de escola grande, pois, ao escolher uma das opções citadas, a escola acaba por abandonar todas as outras, devido ao alto custo dos anúncios, desde a sua concepção por uma agência de publicidade até a negociação com o veículo escolhido. Vale lembrar que, no futuro, a publicidade tradicional ainda receberá grande parte dos investimentos, mas não vai mais reinar sozinha. Então, o que as pequenas e médias e até as grandes escolas de informática, diante dessa situação, podem fazer? Competir. Sim, para combater grandes concorrentes ou simplesmente se sobressair, no competitivo mundo do ensino de cursos livres brasileiro, somente utilizando o Marketing de Guerrilha, que orienta como uma empresa pode fazer uma campanha criativa gastando pouco. Essa opção de marketing se apóia em dois pilares: a mídia espontânea e o “ boca a boca”. Estes elementos, quando utilizados de uma forma interessante, geram uma característica fundamental : a credibilidade. Por quê? Porque as pessoas tendem a acreditar mais nas informações publicadas na mídia ou comentadas por um amigo às anunciadas na publicidade normal.
Algumas ações para o ambiente escolar dão um retorno interessante, e seu custo chega a zero.

Torna-se importante ter um site da escola para divulgação dos cursos e sua inserção na comunidade em que atua. Principalmente usando o site da escola para aumentar o numero de visitantes, aumentar suas vendas, fazendo que os prospects venham até sua escola tornar-se alunos, conhecer ou participar de atividades que sua escola oferece.

E você diretor da escola poderá aprender sobre SEO, SEM, PAGERANK, BOUNCE RATE, BREAD CRUMBS e outras cocitas mas...Aprendendo a trazer alunos para sua escola.

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