Entra ano, sai ano, perguntamos como proprietários e gestores de escolas de formação profissional:
devemos parar, para aonde vamos, como está o mercado.
Aproveitamos para sugerir visitas e trocas de informações.
Iniciamos quais modelos de negócios podemos aderir, conforme condições de mercado e disponibilidade. Licenciamento, franquias, novos serviços, etc.
1. Primeiro precisamos unificar os conceitos sobre licenciamento de método (produto que vocês já conhecem bem) e franquias.
Licenciamento: O direito de utilizar, executar ou revender autorizado pelo fabricante com suporte focado apenas no funcionamento do produto
Franquias:A evolução natural na forma de gerir negócios. geralmente são franqueadoras empresas que conseguiram um modelo de resultados, o qual possui processos que podem er repetidos em diversos mercados e os quais multiplicarão os mesmos êxios. Chegamos a conclusão de que um franqueador encurta o caminho ao sucesso vendendo todo o conhecimento que adquiriu.
Consegue reunir enorme conteúdo com as melhores práticas e pretende-se transferir de forma completa e aderente. Pretende-se, por meio do modelo de Franquias, multiplicar a experiência em mercados previamente definidos, para criar escolas de CONSIDERÁVEL FATURAMENTO.
Hoje o mercado trabalha num modelo de franquias de 4ª geração, 5ª geração e 6ª geração.
As franquias de 4ª geração, pretende-se ser corresponsáveis pelo sucesso dos franqueados, com acompanhamento muito próximo, desde a preparação da unidade franqueada, inauguração até o monitoramento constante dos resultados, o que difere da maioria das franqueadoras no mercado de segmento de Educação. Outras vantagens são a garantia de território, publicidade compartilhada, projeto arquitetônico completo, auxílio na escolha do ponto, apoio na seleção e treinamento de equipe.Opta-se por plano de expansão regionalizado e de acordo com a capacidade da franqueadora de multiplicar casos de sucesso. Ponto importante a destacar é a necessidade de investir numa NOVA EQUIPE para cuidar das franquias, ou seja, trata-se praticamente de uma nova empresa franqueadora que utilizará o método de ensino.
1.1 Dentro desse conceito de modelo de franquia de 4ª geração, vemos o movimento de empresas que eram fornecedoras de conteúdo de educação profissional migrando para esse mercado.Esse movimento vem acontecendo nos últimos 2 anos, nesse caso podemos citar: Visualmidia, Onbyte e Easycomp
1.2 Ao mesmo tempo como evolução do mercado, algumas escolas que já existiam e usuárias também de métodos interativos ou não, se uniram e lançaram novas franquias com sistema de ensino interativo proprietário (ou aberto) e lançando novos cursos por turmas em outros segmentos. Destacamos nesse rol:
http://www.intelectacursos.com.br/
Proposta interessante para o Nordeste do Brasil, com proposta de manter liquidez na escola.
http://www.bytesecompany.com.br/
Cursos no setor sucroalcooleiro
http://trainertek.com.br/site/index.php
Grande variedade de cursos em diversos segmentos
http://www.conectacp.com.br/
http://www.preparacursos.com.br/
http://www.maiscursos.com.br/
Todas elas com interessantes apoios de marketing e cursos.
Solicitem o COF dessas empresas para avaliação
Vale a pena conferir visita aos sites.
1.3. Outra escolas em todo o Brasil, com orientação focada via blog viram uma grande chance de mercado com o aumento de venda de micros no mercado nacional, atuar no ramo de manutenção de micros. Contribuindo para a inserção digital de milhões de famílias e empresas brasileiras. Incorporando-se a franquia do grupo Zaiom
http://www.amigocomputador.com.br/franquia.asp
1.4 Outras agregaram novos serviços educacionais ao centro de formação profissional existente em suas localidades.
Aderindo a distribuição conteudo educacional em diversos níveis:
Preparatório para o Enem
Cursos Técnicos
Ingles e Espanhol
Pós-Graduação à Distância
Estabelecendo parcerias com
Curso Aprovação
Iesde - Inteligência Educacional
Universidade Castelo Branco
Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
sábado, 28 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário