segunda-feira, 7 de abril de 2008

Alunos da terceira idade

Depoimentos:
Estou passando por uma dificuldade aqui na escola e quero compartilhar com vocês.Trabalho aqui com método interativo e estamos com uma quantidade razoável de alunos de 3ª idade, no qual possui uma enorme dificuldade.Como vocês estão trabalhando com este tipo de público? Vocês usam algum material específico para estes alunos?

Tambem tenho esse problema não so com os mais velhos mas tambem com alguns jovens que tem dificuldade de raciocinio, aqui eu peço para os instrutores dar maior atenção para eles e ajudarem nas atividades.

Argumentação:

Pessoas da 3ª idade, desejam entrar para o mundo da informática por razões distintas. Em primeiro lugar, para crescerem com a tecnologia do computador e estreitarem seu relacionamento no mesmo nível com os familiares, filhos, netos, sobrinhos e amigos.

Através da internet conseguem comunicar-se de uma forma ágil, o mundo fica mais perto.

Para a terceira idade precisamos ter um método extensivo, fácil, prático, objetivo, com amor e instrutores muito pacientes.
Regra geral o metodo sendo interativo ou não interativo precisa ser adaptado para a terceira idade.
Analise as necessidades de forma individual e prepare uma ficha pedagógica para cada caso.

"Muitas escolas oferecem aulas para idosos, mas os misturam com pessoas de outras faixas etárias, o que não deveria acontecer. Tem que ser uma didática especializada".

"A transmissão de informações, para a compreensão por todos alunos idosos, deve ser feita de forma mais lenta do que a realizada para alunos adolescentes e pós adolescentes, e revisada várias vezes. Pois a fixação de conhecimentos é mais morosa de ocorrer em função das próprias condições orgânicas dos alunos desta faixa etária. A matéria a ser ensinada quando transmitida primeiro mecanicamente, através do exercício prático, e só depois explicada a sua fundamentação teórica, propicia o melhor aproveitamento de compreensão por parte dos idosos. Tendo em vista que os alunos após a primeira etapa (prática) sentem que dominam o conteúdo, então só depois tornam-se sensíveis a fundamentação teórica. Ficou muito marcado que a relação professor-aluno é muito rica, pois existe uma troca muito grande de ensinamento e aprendizado, pois eles são pessoas que tiveram, criaram e educaram seus filhos, isto é, ensinaram seus filhos e isto lhes credenciam como professores também. Mas não podemos deixar de mencionar que o respeito, o carinho e a gratidão, tão esquecidos ultimamente, está presente nesta relação. "

Se sua escola assim o permitir, implante um local para exercitar a mente através de jogos de estratégia, concentração e memória.

Pessoas que já passaram dos 50 anos buscam locais para praticar atividades culturais que possam agregar conhecimento e bem-estar.

Este local também poderá ser usado por jovens com dificuldades, você pode oferecer aulas de reforço de matemática, complementando a renda da escola.

Para aqueles que querem investir e ampliar serviços no segmento educacional e serviços da terceira idade sugiro procurar parceiros na sua cidade para organizar uma "salão da maturidade".

Salão da maturidade seria uma feira de produtos e serviços voltados para o público acima de 45 anos. Que alavancaria sua escola na sua comunidade e região.

Nenhum comentário:

 
My title page contents