quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Captando alunos com "Cloud Computing"

O que é Cloud Computing?
Imagine qualquer tarefa que você precise realizar em seu computador sendo feita diretamente na internet. Qualquer coisa mesmo! Digitação de textos, armazenamento e visualização e fotos, armazenamento de dados em sua agenda, execução de músicas e até mesmo de jogos.
Mais do que isso, pense na possibilidade de todos os aplicativos que você conhece não precisarem mais ser instalados em seu computador, podendo simplesmente serem acessados diretamente na rede mundial de computadores.
Tais atividades não são impossíveis de serem realizadas. Ao contrário, são possibilidades reais que já chamam a atenção no meio da informática. Trata-se de uma moderna tecnologia que vem sendo chamada de "Cloud Computing" (Computação nas Nuvens). Na prática, significa uma maneira de utilização dos computadores totalmente nova. Algo tão inusitado, que tem ganhado destaque na mídia, especialmente depois da declaração da empresa Google (mundialmente conhecida no campo de tecnologia da informação) de ue estaria trabalhando nesse sentido. A empresa citada já oferece vários serviços na web, entre eles o de armazenamento e edição de documentos (Google Docs).


Outro exemplo de empresa que se insere nesse contexto é o portal Yahoo!, com aplicações similares às da Google para armazenamento e edição. Juntas, essas duas empresas são as que estão mais à frente na implementação da "Computação nas Nuvens". De fato, há serviços (Google e Yahoo!) na grande rede que proporcionam algo parecido com o que seria oferecido pela Computação nas Nuvens. No entanto, a nova tecnologia é ainda mais abrangente, dispensando a instalação de sistemas operacionais. Com ela, basta o simples acesso à internet (seja por meio de celular, computador ou qualquer outro aparelho) para poder desfrutar de uma enorme variedade de serviços, muitas vezes gratuitos.Além de dispensar a instalação de aplicativos, outro benefício trazido é a possibilidade de guardar tudo na internet, o que diminui o risco de perda de documentos. Assim, poderão não ser mais necessários computadores com uma enorme capacidade de armazenamento de dados. Todos os dados estarão guardados em servidores da "grande nuvem", com possibilidade de acesso direto das casas, utilizando apenas mouse, teclado e monitor.


Sua escola já oferece cursos de informática interativos ou em turmas sobre o assunto "Cloud Computing".

Corra, garantia de muitas matrículas (potencial de marketing).

Um comentário:

Massimo Planta disse...

experimente este sistema operacional: http://os.icloud.com/

 
My title page contents