quarta-feira, 12 de maio de 2010

Professor Google - Geração

A influência do professor Google na apresentação das escolas de formação profissional.

As escolas estão aprendendo ou precisam aprender atender os prospects que antes mesmo de virem para a entrevista inicial recorrem a serviço de busca do Google e todos os demais buscadores da internet, para tirar informação dos cursos e serviços ofertados pela escola de formação profissional. E quando fazem isso, eles não só se abastecem de informações, como filtram as escolas e elegem aquela que vale a pena visitar.

O que a EFP precisa fazer para se adaptar a esse inevitável transformação?

Até que ponto o modelo atual de apresentação deve levar em consideração o papel do “professor” Google?

De Geração em Geração, sem Solução?

De alguns meses para cá a mídia em geral vem divulgando o assunto como que na tentativa de rastrear, principalmente, o publico de hoje no sistema educacional como um todo, quem são as pessoas que estão nas escolas publicas e particulares, universidades, escolas técnicas, nas escolas de formação e extensão continuadas, etc.

Com o intuito de discutir alguns comportamentos dominantes.

Tradicionais - Baby boomers - Geração X - Geração Y - Geração C - Geração Z - Geração M

Os donos de escolas precisam atentar seu setor de marketing para estes conceitos, como forma de melhor administrar os recursos na captação de alunos, seje de alto impacto ou de baixo impacto.

Quem afinal são os jovens de hoje?

São 20,12% os jovens brasileiros entre 15 e 24 anos de idade, mais de 34 milhões de cidadãos.

É nesta faixa etária que se encontra parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, evasão escolar, falta de formação profissional, mortes por homicídio, envolvimento com drogas e criminalidade. É fato também que os jovens de hoje já não se articulam como os cara pintadas da década de 90 (geração Y), ou aqueles das décadas de 60, 70 ou 80, que saiam nas ruas para protestar contra a ditadura, debatendo sobre a política e os assuntos de interesse da sociedade.

Como entender as novas gerações?

De acordo com sociólogos, hoje temos uma mudança geracional a cada 10 a 15 anos. As diversas gerações convivem entre si, mas sem saber nada uma da outra. Se você tem 30 anos de idade e quer falar com alguém de 16 anos, normalmente olha pra ele como um desajustado de “piercing” e ele olhará para você como um velho muito “devagar”. Cabe a nós jovens e adultos de hoje, contribuirmos para a formação dos jovens do futuro, isso através da melhoria da comunicação entre as gerações e do investimento e confiança depositado nessas novas pessoas, valorizando seu potencial.

Podemos chamar os jovens do futuro como a Geração da Esperança, uma nova geração que construirá um mundo melhor, com muito mais solidariedade, paz e igualdade entre os povos. Todo esforço de marketing de formação profissional precisa ir nesse sentido "Geração da Esperança"

Veja só o vídeo dessa menina de 13 anos, que em 1992, proferiu um discurso que calou o mundo por 5 minutos.

http://www.youtube.com/watch?v=Djr6Wji08-0&feature=player_embedded#at=238

Esse é apenas um exemplo, de como as novas gerações estão se tornando mais conscientes e atuantes na construção de um mundo melhor.

Artigo escrito por D. P. e J. T.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

Nenhum comentário:

 
My title page contents