segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quem decide entrar numa escola de formação profissional?

A medida que tentamos nos especializar em comunicação para escola de formação profissional, buscamos sempre pela resposta de uma mesma pergunta: porque um prospect (futuro aluno) escolhe determinada escola de formação profissional? Eis aqui uma pergunta cuja resposta vale um milhão de reais.
Depois de conversar com mestres, donos de escolas efps-cfpt, debater e estudar, chegamos ao ponto de praticar o exercício para entender como fazemos nossas escolhas e começamos a pensar que, talvez, a nossa dificuldade em encontrar uma resposta, se deva à inexistência de uma.
Como decidimos a compra ou uso de determinado serviço? O nosso objetivo não é o de entrar em um debate de correntes de pensamentos de compra. Apenas façamos um exercício de causa. Hoje pensamos que, na verdade, na maioria das compras, as escolhas não são nossas, mas dos indivíduos com os quais temos algum tipo de relação.
Explico melhor: no mercado educacional e de formação profissional, para um consumidor decidir por uma escola, ele escuta parentes, pais, professores, namorado ou namorada e ainda um aluno amigo, ou colega de algum amigo que estuda lá na escola. Na verdade, estamos falando que quem escolhe não é ele, mas a rede social da qual faz parte.
Rede social essa que não é na internet, mas a rede de contatos da vida dele. A Rede que transmite uma imagem de credibilidade para ele, ou junto com ele. Se isso for verdade, toda nossa comunicação passa por uma mudança tremenda. Afinal não se trata somente de descobrir por que ele escolhe, mas como a rede social, da qual faz parte, escolhe.
Quem quiser entender mais de Ciência das Redes, sugiro que comecem por


http://escoladeredes.ning.com/

Augosto de Franco, Paul Baran, Albert-Laszlo Barabasi, Bernando Toro, entre outros. Foram esses os culpados por não encontrarmos uma resposta para a nossa pergunta.

(AdapBug.PE)

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

Nenhum comentário:

 
My title page contents