domingo, 25 de abril de 2010

Não venda Cursos de Informática

Venda:
Tecnologias para a Vida,
Tecnologias para o Trabalho.

Reformate o padrão de aulas de sua escola de formação profissional com diferenciais, aproveitando o conteudo existente de seus cursos interativos ou de aulas expositivas.
Converse com seus professores ou com os fornecedores de conteudos interativos dentro dessa nova perspectiva.
Tudo é Cultura Digital.
Em etapas, Conhecimento Digital, Conhecimento Pessoal, Orientação Profissional.

Em uma visão onde a tecnologia é um recurso a ser usado pelos alunos para potencializar autoria, interação colaborativa e simulação de fenômenos, os cursos partem da iniciação e direcionam os educadores para seguir explorando novas possibilidades de acordo com as motivações, necessidades e condições de sua escola de formação profissional e sua comunidade.

Tecnologias para a Vida

1. Inserção
Através de várias atividades é explorado o uso de internet, e-mail, blogs, comunidades, editores de texto e de apresentações; armazenagem e organização de dados dentro e fora do computador (nuvem).Diferente do antigo IPD (introdução a processamento de dados) ou da iniciação a partir dos aplicativos de escritório, o curso Inserção não esgota as possibilidade técnicas de determinados software, mas instrumenta o aprendiz para inserção no mundo digital, dando-lhe condições de acessar e selecionar informações para fins de pesquisa, cultural ou científico; comunicar-se através de diversos meios, produzir ou editar arquivos de diversos tipos e armazenar dados de diversas formas. A construção de uma autonomia para seguir aprendendo e trabalhando neste meio é o principal objetivo deste curso.

2. Autoria
Considerando-se que a autoria e a interação colaborativa são processos significativos para a aprendizagem e considerando-se que computadores e internet são recursos valiosos para potencializá-los, o curso Autoria explora várias possibilidades de construção de texto, e apresentações com recursos multimídia, de forma individual ou colaborativa. O curso aprofunda as possibilidades e vantagens do uso de comunidades on-line para educação, possibilitando debates, intercâmbios e grupos de estudo, viabilizando novas vivências para os aprendizes. A possibilidade de publicar na Internet textos, apresentações, projetos, vídeos etc é abordada como uma mudança de postura do aprendiz: não mais restrito ao consumo passivo da informação, mas agora como um autor, um sujeito ativo, protagonista da sociedade da informação.

3. Lógica
Para além do uso da informação este curso apresenta possibilidade de uso de computadores para trabalhar o raciocínio lógico, a solução de problemas, a criatividade através de um ambiente de autoria programável. O curso explora por exemplo o uso de Squeak Etoys para educação, um software onde a criança ou o jovem desenha e anima objetos ou personagens através do encaixe de blocos com comandos de programação. Ao término do curso o educador/monitor terá conhecimento para usar Etoys para fazer com que seus alunos trabalhem na construção de contos animados, simulações de fenômenos e exploração da matemática, usando muita criatividade e sendo desafiados a estruturar seu pensamento para “ensinar” ao computador, passo a passo os movimentos de cada objeto.
Site de referência: http://www.squeakland.org/.

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

Nenhum comentário:

 
My title page contents