domingo, 18 de abril de 2010

Problema - Sustentabilidades das EFPs

Esboço do problema.

Sabemos que as EFPs ainda focam muito do tempo, na captação de alunos para cursos de informática e cursos profissionalizantes.

Comitê Gestor da Internet do Brasil publicou em estudo, o crescimento significativo no percentual de acessos à internet nos domicílios em comparação aos centros públicos pagos, mais conhecidos como lanhouses. Pela primeira vez desde 2007, o acesso residencial, com 48% das menções, ficou à frente das lanhouses, citadas por 45% dos respondentes.

Estima-se que, no Brasil, existam atualmente 100 mil LAN houses. O número, no entanto, não é preciso: pelo fato de 90% desses estabelecimentos possivelmente viverem na informalidade, ainda é difícil traçar um cenário preciso sobre esses espaços que, segundo o IBGE, só perdem na popularidade de acesso à web para o ambiente doméstico.

Lans em Números
- 108 mil espaços;
- Responsáveis pelo acesso de 32 milhões de pessoas;
- Sendo 48% do total de acessos no Brasil; em 2009 caiu para 45%
- 58% do acesso nas zonas rurais;
- 64% dos acessos de quem não tem emprego;
- 66% dos acessos no Norte e Nordeste;
- 79% de todo o acesso da classe D e E;
- 82% dos que percebem até um salário mínimo.

"Apesar do menor número no total, o papel desempenhado pelos centros de acesso, tanto pagos como gratuitos, continua sendo de extrema importância para a inclusão digital".

Movimentos da ABCID junto ao congresso nacional, facilitará as lanhouses se transformarem em pontos de cultura e centros de inclusão e aprendizagem, com fornecimento de cursos de informatica e de qualificação:

1. Acesso a Vale Cultura mensal no valor de R$50, incentivo ao trabalhador que ganhe até 5 salarios minimos, a serem gastos em lanhouse
2. Passe internet , a ser usados em Lan Houses para o acesso de estudantes da rede publica de ensino custeada pelo município; estado ou a nível federal
3. Equiparação em termos de licença de software a unidades educacionais para poder franquear software a terceiros sem o pagamento de taxas adicionais;
4. Condições facilitadas de acesso a ConstruCard (Caixa), Proger (Banco do Brasil e Caixa) e Cartão BNDES.
5. Criação de incentivo para a formação de MONITORES de Lan House, que ofereçam acesso facilitado à E-Gov para a população de baixa renda;
6. Incentivo para a adoção de programas de inclusão e de oferecimento de EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Em especial PROUNI para EAD com subsídios ao custo de acesso para estudantes da rede publica de ensino;
7. E outras tantas reinvidicações, que enumeradas irão varrer as atuais escolas de cursos livres no Brasil.

Apareceram nestes ultimos 5 anos, mais de 12 mil sites de internet - com cursos EAD.

Ao longo destes 2 anos do BLOG recebemos inúmeros emails narrando situação de inadimplencia, desistencia dos alunos nos cursos (turmas ou Interativo), desmotivação dos alunos em seguir em cursos de médio e longo prazo.

Resumindo, implica dizer que seguindo a tendencia do mercado , as escolas de cursos livres precisam ser dinamizadas, repaginadas, as independentes, as licenciadas e também as franqueadas precisam estarem unidas em um projeto, desenvolver um projeto de sustentabilidade.
Tendo um projeto, utilizar mecanismos de acesso ao congresso, para discutir as escolas de cursos livres no Brasil, como complementares e extracurriculares a educação básica do Brasil, arguindo da necessidade de regulamentação e incentivos para as EFPs.

As EFPs precisam ter uma proposta de educação e participar juntamente com o movimento das lanhouses (ABCID) nesse novo desenho de mercado que advirá no próximo governo, já com inicio de gestão nesse atual governo.

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

Nenhum comentário:

 
My title page contents