quinta-feira, 8 de abril de 2010

Captação de alunos - Rumo Certo

Gestão de Marketing em escolas de formação profissional .
Ajudar você a ter uma estatégia para permitir que sua escola acerte .
Tudo isso com objetivo de aumentar a receita, manter os custos baixos, inovar no mercado de atuação de escolas, prevenir riscos aos negócios e atender as exigências legais.
Começando pelas definições.

Marketing
Para o segmento da educação profissional, a definição de Marketing é manter e conquistar alunos. Sua função dentro da escola é entender, criar e gerenciar as necessidades dos alunos. E manter uma comunicação eficiente com seu público e divulgar o trabalho da Escola no momento e no local exatos.

Pesquisa de Mercado
Coleta, registro e análise de dados relativos a problemas ou oportunidades de marketing,

Plano de Marketing
O Plano de Marketing é um instrumento que fornece diretrizes para as ações da escola e do empreendedor

Plano de Negócios
Plano de Negócios é um documento que tem como principais objetivos avaliar o empreendimento educacional do ponto de vista técnico, mercadológico, financeiro e jurídico, facilitar sua implantação e acompanhar a evolução do empreendimento

Plano de Comunicação
O Plano de Comunicação complementa o planejamento de marketing, A partir de pesquisas e análise do mercado seleciona-se os canais que serão utilizados a fim de obter a percepção desejada no público-alvo.
A comunicação é a estratégia mais importante de marketing, tem como principais aplicações, a prospecção de clientes e a promoção de produtos e serviços educacionais bem como a divulgação da escola.

Viabilidade Mercadológica
O serviço de viabilidade mercadológica estuda a situação atual do setor e do mercado, fornecendo subsídios para a tomada de decisão quanto ao investimento em uma idéia de empreendimento educacional ou lançamento de novos produtos educacionais, ou conclusão que está na hora de fechar.

"Composto Promocional: O Marketing como Alavanca de Vendas"

Dentro da ótica do planejamento de marketing compreender o mercado de formação profissional que sua empresa atua é indispensável para a análise das oportunidades oferecidas e das ameaças que surgem com a introdução de novos concorrentes e mudanças ambientais, tanto internas quanto externas as organizações de cursos livres.
Para se construir o “mapa” do mercado e determinar o local certo onde se esconde o “ouro”, o sucesso empresarial, é preciso passar por diversos obstáculos, sendo necessário então, pesquisar e explorar detalhadamente todas as informações acerca da competência da escola para melhor aproveitar os seus recursos.
Inicialmente, a situação atual de marketing da sua escola deve ser analisada através de estudos em três dimensões: situação do mercado, o seu tamanho e o crescimento do mercado potencial e análises de tendência do comportamento dos consumidores; situação do produto ou serviço educacionais, referentes a preços, margens e lucros líquidos para cada unidade de negócio (entenda curso avulso, pacotes de cursos, etc) – níveis de ensino que geram maior resultado em termos de lucratividade; e situação competitiva, a identificação dos concorrentes e entendimento de suas dimensões, intenções e comportamentos.

Estude e trace o histórico do mercado de cursos livres, formação profissional e de idiomas de sua cidade e região, então verifique se apresenta de forma favorável a sua organização, levante a população estimada do município ou região, veja se trata-se de uma cidade universitária, dessa população, destaque como é a concentração de estudantes, como está a divisão em universitários e alunos do ensino médio e fundamental, principais consumidores dos serviços educacionais.

Realize uma pesquisa de mercado junto aos principais concorrentes do seu setor, classificando em três categorias ou crie mais categorias conforme necessidade: as escolas franqueadas, as particulares e as independentes; procurando conhecer melhor a parte do ambiente que precisa ser monitorada para que se atinja as metas estabelecidas. Destacando-se então as possíveis oportunidades de inserção no mercado, ou seja, sua probabilidade de sucesso para superar seus concorrentes utilizando-se basicamente as suas competências para isso, e as ameaças, detectando os possíveis desafios que a mesma deverá enfrentar para conseguir alcançar seus objetivos.
Preço / Matrícula:
Serviços adicionais:
Livros:
Horários
Instalação
Atendimento
Diferencial
Duração
Professores
Certificado (entenda certificação Microsoft, outras entidades internacionais,etc)
Visibilidade da Marca

Como elaborar um plano de marketing
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/1947E3304928A275032571FE00630FB1/$File/NT000B4E62.pdf

Como este software voce pode construir um plano de negocios para sua escola
http://www.sebraeminas.com.br/arquivos/parasuaempresa/planodenegocios/softwareplanodenegocio.zip

Consultoria informativa
http://www.planodenegocios.com.br/

Linhas de crédito
http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/linha_credito/
http://www.bancodobrasil.com.br/portalbb/home23,108,108,8,1,1,2.bb
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Limite_de_Credito/index.html


Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

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