terça-feira, 6 de abril de 2010

COMO CONQUISTAR ALUNOS - PARTE 3

9. Website

É impressionante que na era da Web 2.0 há escolas ainda fora da internet.
Se o problema é a falta de verba, saiba que sua escola pode montar ela mesma o seu site. As plataformas "open source" (código aberto) é em minha opinião a ferramenta ideal para começar na internet. As plataformas disponíveis são Joomla, Wordpress, Blogger, Blogspot, Plone e Drupal, sendo os quatro primeiros os mais conhecidas.
Um exemplo disso é o site que você está lendo agora que utiliza a plataforma blogger.
Comece seu site, coloque fotos e conteúdo pertinente ao seu público.
Com um pequeno investimento no registro de domínio, você pode ter um site com o nome da sua empresa. O registro por um ano custa R$ 30,00 no Registro.br.
Depois haverá apenas o custo de hospedagem, que na internet é fácil achar empresas cobrando míseros R$ 7,00 reais por mês.

Plataformas gratuitas para desenvolvimento de sites e blogs:
https://www.blogger.com/start
http://br.wordpress.org/
http://www.joomla.org/
http://plone.org/countries/br
http://drupal.org/

Registro de domínio de site:
http://registro.br/
Hospedagem de site:
http://www.uolhost.com.br/
http://www.locaweb.com.br/

10. Quanto você investe na captação de alunos?

Você já se perguntou até quanto vale a pena gastar tempo e dinheiro para conseguir um novo cliente? Num ambiente cada vez mais competitivo, a resposta correta a essa questão é vital para sobrevivência da sua escola.
Afinal, você pode muito bem estar gastando dinheiro precioso de maneira errada, enquanto alguém em algum lugar pode estar atropelando você.
Vamos então analisar mais detalhadamente a questão de quanto dinheiro gastar para conseguir um novo cliente.
Chama-se a esse número de custo de aquisição de clientes.
Ele é muito importante na vida real, no dia-a-dia dos negócios, pois permite que decisões importantíssimas sejam tomadas. Muitas vezes, é bastante simples calcular o valor do custo de aquisição de uma empresa. Suponha que você tenha publicado um anúncio no jornal que
custou R$ 1.000,00, ao monitorar os resultados, decobre que vinte e cinco pessoas ligaram para sua escola, das quais dez efetuaram alguma compra.
O custo de aquisição, então, é de R$ 100,00 (1.000,00 dividido por dez).
É um custo alto de aquisição ou não?
Valeu a pena anunciar?
Devemos repetir o anúncio?
Tudo isso depende.
Se o seu produto/serviço custa R$ 10,00 o anúncio foi um fracasso.
Se esta na casa dos milhares de reais, o anúncio foi um sucesso.
Para calcular o verdadeiro custo de aquisição de um cliente, devemos levar em conta também o seguintes resultados:

a. Prospects que entraram em contato com sua escola mas não compraram.
No exemplo citado anteriormente, dos vinte e cinco telefonemas, apenas dez se transformaram em vendas. O que dizer dos outros 15?
Poderia ser feito um follow up via televendas ou mala direta para repescagem, a fim de pegar
mais um ou dois clientes. Isso diminuiria ainda mais o custo de aquisição viabilizando toda a operação.

b. Grau de recompra desses clientes.
Qual é o verdadeiro potencial de compras desses clientes? Quantos negócios eles podem no trazer a longo prazo.

c. Institucional.
Existe uma sinergia que funciona muito fortemente quando se trabalha com várias midias de forma integrada. Por exemplo, uma pessoa pode ver o seu anúncio no jornal e não responder. Depois de alguns dias você envia uma mala direta, faz uma ligação e o cliente responde, porque tem a sensação de conhecer a sua empresa. É como se o seu nome ficasse gravado na cabeça do prospect ou cliente.

d. Boca a Boca.
Quantos clientes você consegue em média através de recomendações?

e. Ganhos de escala.
Quanto mais clientes você tiver, maiores serão os seus ganhos de escala.

f. Ser conhecido. Gitomer afirma que: O IMPORTANTE NÃO É A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE, MAS SIM A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONHECE VOCÊ, SUA EMPRESA E SEUS PRODUTOS/SERVIÇOS.
Depois de somar todos esses dados, perceba que o que antes parecia um anúncio fracassado pode muito bem se transformar em sucesso.

Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

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