segunda-feira, 19 de abril de 2010

Educação Financeira para crianças e jovens

"As finanças precisam ser inseridas na educação das crianças para que sejam formadas adultos com noção de orçamento, poupança, ganhos e gastos",
Planejar o orçamento é uma tarefa complicada, que, muitas vezes, exige até a ajuda de profissionais do ramo. Para evitar a proliferação dessa dificuldade para as novas gerações, especialistas em educação financeira afirmam que o assunto deve ser tratado com as crianças no cotidiano.
"A mesada deve ser usada como instrumento de educação, riqueza é muito mais do que ter dinheiro. É preciso ter amigos para brincar.
Brincadeira na web. Além da mesada e de livros para educar as crianças financeiramente, os pais têm ainda outras alternativas que somam a disciplina orçamentária com diversão, como jogos de tabuleiro. Os tradicionais Banco Imobiliário e Jogo da Vida são algumas dessas opções.

Recomendações

1. Mesada
O pagamento deve ser pontual. Se o compromisso com o filho foi marcado para todo o dia 15 do mês, ou, no caso das semanadas, todas as quartas-feiras, o prazo deve ser regularmente cumprido. Os pais também devem trocar o dinheiro um dia antes do pagamento para que não ocorra divergências nos valores de um mês para outro.
2. Livros
Estimular a educação financeira por meio de livros é uma das alternativas positivas indicadas pelos especialistas.
3. Jogos
Jogo da Vida e Banco Imobiliários são indicações unânimes entre os especialistas em educação financeira. Há ainda os jogos online e gratuitos, como Brincando na Rede
(http://www.brincandonarede.com.br/)

Que tal sua escola elaborar um curso interativo ou em turma, focado para o público de 4 a 17 anos, de Educação Financeira. O papel de “orientador financeiro” fica a cargo dos pais, pois ainda são poucas as escolas que tratam do assunto.
Uma aulinha básica com especialistas ajuda bastante.
No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira não é parte do universo educacional familiar. Tampouco escolar.
Esse é um filão pouco explorado pelas escolas de formação profissional, pode ser até palestra para captação de alunos na escola pública.

O Programa de Educação Financeira

Em linhas gerais, uma Educação Financeira apropriada deve abarcar 4 pontos:
Como ganhar dinheiro
Como usar o dinheiro
Como poupar
Como doar tempo, talento e dinheiro

De modo multidisciplinar, pode atender a crianças e jovens dos 2 aos 17 anos, o Programa forma jovens capazes de poupar e de planejar gastos. Existem diversas fontes para desenvolver material pedagogico para estas aulas, na internet.Para sua escola inteirar-se do assunto, visitem o links abaixo:
Gibi do aluno, http://www.educacaofinanceira.com.br/images/Gibi_DinheironaoBrincadeiratela.pdf
Manual do professor,
http://www.educacaofinanceira.com.br/images/Gibi%20Professor_Serasa.pdf

Pode-se bolar um projeto de macrocaptação de alunos, através de um quizz para se aplicado para alunos da rede pública, da sua cidade ou região, Teste de educação financeira para crianças. Converse com os diretores ou responsáveis pela educação da cidade ou delegado regional para o objetivo e aplicação do teste.

Rede de Formação Profissionao Orientada pelo Mercado

Nenhum comentário:

 
My title page contents